Terremotos acontecem porque a Terra é um planeta geologicamente ativo. O que isso quer dizer? Quer dizer que existem forças internas no planeta que fazem movimentar placas tectônicas, levantando montanhas, causando terremotos, expelindo lava de vulcões etc.
Essa energia é gerada no centro da Terra pelos elementos radioativos como o uranio por exemplo. Essa energia durará ainda por muitos milhões de anos sendo praticamente inesgotável para o tempo de vida do ser humano.
Esse mesmo poder que pode destruir regiões inteiras, também pode fazer aparecer terras onde não havia, isso pela geração de magma de vulcões submarinos. É o caso do Havaí no Oceano Pacífico ou da Islandia no Atlântico por exemplo.
A Islandia consegue suprir grande parte de sua necessidade energética pelo aproveitamento da energia térmica que é abundante nesse país. Os geiseres são surgencias de água quente onde sob a pressão, são esguinchadas para o alto, em um fenômeno restrito a algumas regiões do planeta Terra que tem um alto grau geotérmico.
Na figura ao lado é possível ter uma noção de como essa energia é aproveitada pelas usinas geotérmicas. Parte da água que cai das chuvas se infiltra na terra (área de recarga) e é conduzida pelos poros das rochas até áreas de grande calor magmático no interior da Terra. Quente a água se expande, gerando vapor, e sobe até a superfície através de fraturas e falhas das rochas (grandes trincas) onde essa água pode chegar com altas temperaturas.
Um poço perfurado sobre essas áreas pode alcançar essa água quente sob pressão. A água quente pode ser usada para movimentar turbinas gerando energia elétrica de maneira limpa e sustentável, pois esse recurso é praticamente inesgotável.
Uma usina geotérmica aproveita essa água quente e ainda pode injetar a água já fria novamente no aquífero quente atráves de poços que injetam água na profundeza da Terra, reutilizando a água e gerando energia limpa.
Essa energia é amplamente utilizada nos Estados Unidos, pois esse país possui regiões vulcanicamente ativas, pois está no encontro de placas tectonicas, uma fenda que é capaz de conduzir água quente até a superfície.
Nenhum comentário:
Postar um comentário