Quanto se fala no aquecimento da Terra, nos gases de efeito estufa, na subida dos oceanos e nas desertificações, todos já tem uma noção, são termos que até as crianças mais espertas já ouviram falar. Mas poucos podem dizer com autoridade sobre a verdadeira, ou as verdadeiras causas sobre esse tema. Uma coisa é certa, para se investigar a fundo o assunto, será necessário olharmos a Terra sobre a ótica sistêmica, ou seja, aquela que vai buscar as iterações entre os mais diversos fatores, como por exemplo, o fator astronômico, o geológico, o biológico e incluindo-se neste último, o antropológico (ser humano). Ou seja, a ideia de que somente o homem está causando o aquecimento do planeta não é válida na Teoria Sistêmica, e sim toda uma gama de fatores que se interagem mutuamente, trocando energias (inclusive calor).
É sabido pelos geólogos que o clima na Terra é feito em ciclos, eras glaciais intercaladas com eras quentes, isso pode ser verificado através de estudos da Paleoclimatologia. Nos últimos 2 milhões de anos ( a Terra tem 4,6 bilhões de anos), passamos por períodos frios e períodos quentes, isso causado por variações no eixo da Terra, atividades vulcânicas, impactos de meteoros, variações na atividade solar ou ações humanas. Veja na foto ao lado a Terra com os polos muito maiores do que hoje, um cenário da era glacia.
Em Dezembro do ano passado, houve na Dinamarca a Conferencia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-15), onde foi fechado acordo de um fundo de 30 bilhões de dólares para os países pobres poderem combater o aquecimento global. No caso a redução de gases estufa.
Mas será que isso vai impedir o aquecimento global? Visto que é um fenômeno que já vem ocorrendo a milhares de anos? O Poder da Terra é além do poder humano. De repente um vulcão pode se acordar e lançar muito mais gases do que somos capazes de conter. Ou mesmo os sol pode dar um espirro de radiação, o que pode de repente fritar a Terra.
Como agente geólogico, estamos cada vez mais suceptiveis aos fenômenos naturais decorrente das nossas atividades, pois, mesmo hoje, não usamos o raciocínio geológico para medir os impactos das nossas interferências sobre o meio ambiente, assim sofremos com o desequilíbrio dos sistemas, escorregamentos causados por um corte no terreno, enchente devido ao assoreamento dos rios ou aquecimento demasiado devido aos gases estufa. Mas se nos unirmos realmente, em escala global, sem interesses pessoais, podemos ao certo fazer algo pelo planeta que é nossa casa, a geologia será essencial nesse processo, é conhecendo para atuar. Assim podemos atuar nos lugares certo, e talvez os 30 bilhões possam fazer algum efeito.
Nossa, tá quente hoje!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleoclimatologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário