terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Energia que vem do fundo da Terra


Terremotos acontecem porque a Terra é um planeta geologicamente ativo. O que isso quer dizer? Quer dizer que existem forças internas no planeta que fazem movimentar placas tectônicas, levantando montanhas, causando terremotos, expelindo lava de vulcões etc.

Essa energia é gerada no centro da Terra pelos elementos radioativos como o uranio por exemplo. Essa energia durará ainda por muitos milhões de anos sendo praticamente inesgotável para o tempo de vida do ser humano.

Esse mesmo poder que pode destruir regiões inteiras, também pode fazer aparecer terras onde não havia, isso pela geração de magma de vulcões submarinos. É o caso do Havaí no Oceano Pacífico ou da Islandia no Atlântico por exemplo.

A Islandia consegue suprir grande parte de sua necessidade energética pelo aproveitamento da energia térmica que é abundante nesse país. Os geiseres são surgencias de água quente onde sob a pressão, são esguinchadas para o alto, em um fenômeno restrito a algumas regiões do planeta Terra que tem um alto grau geotérmico.



Na figura ao lado é possível ter uma noção de como essa energia é aproveitada pelas usinas geotérmicas. Parte da água que cai das chuvas se infiltra na terra (área de recarga) e é conduzida pelos poros das rochas até áreas de grande calor magmático no interior da Terra. Quente a água se expande, gerando vapor, e sobe até a superfície através de fraturas e falhas das rochas (grandes trincas) onde essa água pode chegar com altas temperaturas.

Um poço perfurado sobre essas áreas pode alcançar essa água quente sob pressão. A água quente pode ser usada para movimentar turbinas gerando energia elétrica de maneira limpa e sustentável, pois esse recurso é praticamente inesgotável.


Uma usina geotérmica aproveita essa água quente e ainda pode injetar a água já fria novamente no aquífero quente atráves de poços que injetam água na profundeza da Terra, reutilizando a água e gerando energia limpa.

Essa energia é amplamente utilizada nos Estados Unidos, pois esse país possui regiões vulcanicamente ativas, pois está no encontro de placas tectonicas, uma fenda que é capaz de conduzir água quente até a superfície.



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Aquecimento Natural?


Quanto se fala no aquecimento da Terra, nos gases de efeito estufa, na subida dos oceanos e nas desertificações, todos já tem uma noção, são termos que até as crianças mais espertas já ouviram falar. Mas poucos podem dizer com autoridade sobre a verdadeira, ou as verdadeiras causas sobre esse tema. Uma coisa é certa, para se investigar a fundo o assunto, será necessário olharmos a Terra sobre a ótica sistêmica, ou seja, aquela que vai buscar as iterações entre os mais diversos fatores, como por exemplo, o fator astronômico, o geológico, o biológico e incluindo-se neste último, o antropológico (ser humano). Ou seja, a ideia de que somente o homem está causando o aquecimento do planeta não é válida na Teoria Sistêmica, e sim toda uma gama de fatores que se interagem mutuamente, trocando energias (inclusive calor).


É sabido pelos geólogos que o clima na Terra é feito em ciclos, eras glaciais intercaladas com eras quentes, isso pode ser verificado através de estudos da Paleoclimatologia. Nos últimos 2 milhões de anos ( a Terra tem 4,6 bilhões de anos), passamos por períodos frios e períodos quentes, isso causado por variações no eixo da Terra, atividades vulcânicas, impactos de meteoros, variações na atividade solar ou ações humanas. Veja na foto ao lado a Terra com os polos muito maiores do que hoje, um cenário da era glacia.


Em Dezembro do ano passado, houve na Dinamarca a Conferencia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-15), onde foi fechado acordo de um fundo de 30 bilhões de dólares para os países pobres poderem combater o aquecimento global. No caso a redução de gases estufa.

Mas será que isso vai impedir o aquecimento global? Visto que é um fenômeno que já vem ocorrendo a milhares de anos? O Poder da Terra é além do poder humano. De repente um vulcão pode se acordar e lançar muito mais gases do que somos capazes de conter. Ou mesmo os sol pode dar um espirro de radiação, o que pode de repente fritar a Terra.



Como agente geólogico, estamos cada vez mais suceptiveis aos fenômenos naturais decorrente das nossas atividades, pois, mesmo hoje, não usamos o raciocínio geológico para medir os impactos das nossas interferências sobre o meio ambiente, assim sofremos com o desequilíbrio dos sistemas, escorregamentos causados por um corte no terreno, enchente devido ao assoreamento dos rios ou aquecimento demasiado devido aos gases estufa. Mas se nos unirmos realmente, em escala global, sem interesses pessoais, podemos ao certo fazer algo pelo planeta que é nossa casa, a geologia será essencial nesse processo, é conhecendo para atuar. Assim podemos atuar nos lugares certo, e talvez os 30 bilhões possam fazer algum efeito.

Nossa, tá quente hoje!!


http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleoclimatologia

http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=95108

http://www.medicosdaterra.com.br/





sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Poder de Reformulação


Fenômenos catastróficos podem causar muita destruição no local e hora em que ocorrem. Porém na ótica planetária, são apenas fenomenos naturais corriqueiros. Na história da Terra foi comum a ocorrencia de gigantescos Tsunamis, vulcanismos intensos durante milhares de anos ou mesmo enchentes devastadoras.
Porém, como no dito popular, depois da tempestade vem a bonanza. Locais que foram totalmentes devastados por uma enorme enchente, por exemplo, podem se transformar depois em um fértil vale, onde toda a lama trazida pela enchente será o rico sustrato de plantas que irão nascer nestas áreas. Outro exemplo clássico é o da extinção dos dinossauros ocorrida a cerca de 65 milhões de anos atrás. De acordo com a teoria mais aceita pela comunidade científica, os dinossauros foram extintos devido a um choque de um meteóro quilométrico que atingiu a península de Iucatã no México ( O Poder do Espaço!). De acordo com esta teoria, este choque afetou todo o equilíbio da Era Mesozóica, acabando com a soberania dos dinossauros sobre a Terra. A escuridão causada pelo bloqueio dos raio do sol pela poeira e fumaça que subiram à atmosfera ( pois todo o planeta se incendiou) trouxe um intenso inverno em um planeta onde poucas formas de vida sobreviveram. Quem sobrou nesta história? Os pequenos mamíferos que antes viviam a merce dos imensos répteis, agora eram os reis de um local em profunda reconstituições. Adaptando-se a estas novas condições, os mamíferos se diversificaram no mundo todo, dando origem ao peculiar Ser Humano (O Fruto do Poder da Terra). Se não tivesse caído o tal meteóro, e acabado com quase tudo, provavelmente não estariam as pessoas sobre a Terra. A visão de O Poder da Terra ser um poder destrutivo, pode não ser a correta visão. A Terra como um ser vivo, como é visto pela Teoria de Gaia, pode estar preparando o terreno para a evolução das espécies, evolucao da atmosfera, evolução das rochas, evolução dos oceanos e assim trazendo a evolução do Planeta como um todo. Um evento que hoje foi uma catástrofe para alguns, amanhã podera ser uma dádiva para outros. Pois tudo no Universo tende ao equiíbrio, como a lei da ação e reação.
Na natureza da Terra não existe bem e mal, existem processos de renovação contínuas, podendo ser graduais, como nos tempos de bonanza, ou brusca nos tempos de catátrofes. Aliás parece que as mudanças bruscas são mais importantes, pois limitam grandes periodos de tempos "normais".
Alguns links pesquisados:

http://web.ukonline.co.uk/a.buckley/dino.htm
http://sites.google.com/site/biogeonorte2/ageologia,osge%C3%B3logoseosseusm%C3%A9todos

O Princípio do Poder



Muitos, até pouco tempo, viam o planeta como um ente praticamente estático. A não ser pelos fenomenos climáticos e astronomicos, que estava sempre movimentando chuvas, marés ou mesmo as estrelas e os planetas.

Depois de séculos na escuridão da idade média, foi que as pessoas começaram a ver as coisas sobre a ótica da ciência. Muitos fósseis de peixes que foram encontrados em regiões montanhosas eram atríbuidos ao episódio chamado "O Dilúvio". Naturalistas chegaram mesmo a dividir o periodo de tempo passado em prédiluviano e pósdiluvianos. Este evento catastrófico talvez seja o mais antigo relato de uma catastrofe de cunho Global que se tenha notícia. Chuvas torrenciais inundaram toda a Terra e somente Noé com sua Arca puderam salvar pessoas e animais de tamanha enchente.
Mas há relatos do saudoso filósofo grego Platão, sobre a sociedade Atlântida, que teria sido destuida por uma invasão do mar sobre o antigo continente Atlantico.
Pelo visto as águas tiveram um papel de agente de destruição para um futuro rearranjo das sociedades. Ela foi a substancia enviada sempre por Deus a limpar a Terra das iniquidades de suas populações.
Quem também nunca ouviu falar da cidade de Pompéia? Cidade destruida pela fúria do Vulcão Vesúvio no ano de 79 da era cristã. Foi tanta cinza incadecente que sedimentou sobre a cidade de uma só vez, que fossilizou as pessoas nas posições que se encontravam no momento da erupção. Os corpos foram encontrados por acaso séculos depois.

Qual foi o intervalo de tempo que a humanidade passou sem ver fenomenos de destruição em massa no passado? Temos aqui escritos já três.
Nos ultimos anos me lembro de vários terremotos. Na China, no Afeganistão, na Itália, recentemente no Haiti, pobre ilha! Foram muitos e terríveis mesmos. Me lembro também do Tsunami da Indonénia. Esse levou para as ondas do mar muitas vidas da India, Vietnã, Sri Lanka e África.

A impressão que se tem é que nos dias de hoje estes fenomenos estão cada vez mais frequentes. Será? Ou é somente porque as populações estão cada vez mais ocupando os espaços da Terra e sentindo fenomenos que antes acontecia somente em regiões isoladas.
Este blog vai buscar mostrar esses fenomenos e outros tambem destruidores que acontecem ou podem acontecer com as pessoas que navegam no Universo na nave Terra.
Vamos discutir reportagens, acontecimentos, artigos técnicos, opinião dos internautas e tudo que for a respeito do Poder da Terra. Com isso esperamos trazer as pessoas informações a este respeito de maneira interativa.